O deputado estadual Yglésio (PDT) falou sobre o afastamento do delegado Pedro Adão da delegacia de Vargem Grande. O delegado havia rejeitado a convocação da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, na audiência o agente público Pedro Adão iria prestar informações sobre a condução do jornalista Toninho Abreu, preso no dia 19 de setembro pelo não pagamento de pensão alimentícia. Logo após o episódio, foi questionado na Assembleia Legislativa a forma que a prisão foi conduzida, sob suspeitas do delegado ter cometido abuso de autoridade.

“A Assembleia Legislativa do Maranhão sempre vai reagir a qualquer traço de autoritarismo que acontecer em nosso estado. Em Vargem Grande, um agente público achou que estava acima de qualquer lei e exerceu seu cargo fora da razoabilidade que o cargo exige”, disse o deputado Yglésio sobre o caso.

O afastamento de Pedro Adão acontece no mesmo momento em que a Comissão de Segurança Pública convoca uma CPI para apurar abusos de autoridade, tendo como norte o caso que aconteceu em Vargem Grande. O Delegado Geral de Polícia Civil, Leonardo do Nascimento Diniz, removeu o delegado Bruno França Sobreira da Delegacia de Carutapera para a Delegacia de Vargem Grande.

“O delegado de polícia Pedro Adão pensava que era “o xerife de Vargem Grande”, “um xerife do Maranhão”, mas não há espaço para xerifes no Maranhão!”, disse ainda em vídeo. O deputado Yglésio disse ainda que não foi só o caso do jornalista Toninho Abreu que colocou em suspeita a atuação do delegado de Vargem Grande, mas outros casos e demonstrações que o delegado da polícia civil não apontava condições de ocupar o cargo na cidade de Vargem Grande. “Suas declarações descambavam para a desordem na cidade e total insegurança, a Assembleia Legislativa libertou Vargem Grande do autoritarismo recorrente.”, argumentou.

O deputado agradeceu ainda o empenho dos deputados da Assembleia. “Temos que agradecer a união dos deputados, da Comissão de Segurança Pública, em especial ao presidente Othelino Neto, que desde o início nos deu o total apoio para combater este caso de abuso de autoridade.”, disse.

O deputado também aproveitou para mandar uma mensagem ao novo delegado de Vargem Grande. “Vargem Grande já tem um novo delegado: a Assembleia deseja boas-vindas ao delegado Bruno França Sobreira, desejamos que possa desempenhar o seu trabalho em excelência e que leve paz e tranquilidade ao povo vargem-grandense. Truculência, nunca mais!”.