O deputado estadual Yglésio (PDT) participou de uma audiência com o secretário de segurança, Jefferson Portela na tarde desta terça-feira, primeiro de outubro. Durante a reunião, o deputado tratou da regulamentação da Lei da Recompensa, já aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), dependendo somente da regulamentação para que a Lei comece a vigorar de fato.

O decreto que regulamenta a lei está na assessoria jurídica da SSP e o secretário ficou de dar celeridade à regulamentação. O secretário Jefferson Portela destacou a importância da lei está em vigor. “Quando a pessoa está devendo R$ 1 mil e pode restabelecer sua vida financeira com uma ação do estado, nós não damos espaço para o crime”, exemplificou.

Outros temas

O deputado Yglésio também tratou do efetivo policial das cidades de Turiaçu e Lago da Pedra. Neste último município, o secretário já garantiu o aumento do efetivo de Policial Civil, com dois policiais a mais para a cidade. A resposta atende a uma indicação do deputado em que solicitou reforço policial na região.

As últimas ondas de criminalidade na cidade de Turiaçu também foram tema da audiência. O secretário Jefferson disse que toda as medidas estão sendo tomadas para coibir a ação dos criminosos no município de Turiaçu e região.

Abuso de autoridade

O caso do delegado de Vargem Grande, Pedro Arão, também fez parte da reunião desta terça-feira. O deputado expôs sua preocupação com a forma que foi realizada a prisão do jornalista Toninho Abreu e, por outro lado, o secretário Jefferson Portela garantiu que a Polícia Civil está atenta a qualquer ato que fuja do padrão de procedimento. A Comissão de Segurança convocou o delegado Pedro Arão para prestar depoimento na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa.