Tenho pedra na vesícula, preciso fazer cirurgia?

Sim! As pedras não são expulsas naturalmente pelo corpo e devem ser retiradas cirurgicamente, junto com a vesícula, para evitar problemas de saúde, tais como coledocolitíase (pedras fora da vesícula), pancreatite (inflamação do pâncreas) e colangite (infecção da árvore biliar).

Todavia, em algumas situações, a cirurgia pode ser contraindicada. As mais comuns são: pessoas com idade muita avançada, portadoras de doenças graves, ou nas situações em que a doença é não produz sintomas. São exceções, porém!

E o pós-operatório?

O paciente poderá sentir um leve desconforto na região do abdômen. Para controlar o quadro, o médico prescreverá analgésicos e anti-inflamatórios.

Nos dois primeiros dias, é possível fazer caminhadas e atividades sem esforço. Depois de uma semana, já se pode voltar ao trabalho, dirigir. Recomenda-se não ficar muito tempo sentado ou deitado.

É verdade que se emagrece depois da cirurgia de vesícula?

É comum a perda de peso, mas não há relação com o processo cirúrgico em si. É que, no período de recuperação, deve-se adotar uma dieta rica em fibras e com baixa ingestão de gordura, excluindo, portanto, embutidos e frituras. É também frequente ter diarreia, mas desaparece de maneira gradativa. Não se preocupe!

Com a retirada da vesícula, a bile continua sendo produzida no fígado, porém, em vez de concentrar-se na vesícula, a substância escorre continuamente em pequenas quantidades no intestino, para eliminar os lipídios dos alimentos e não a gordura do corpo.

Dá para prevenir?

Trata-se de um transtorno multifatorial, desencadeado por questões hormonais (uso prolongado de anticoncepcionais e gravidez, por exemplo), genéticas e relacionadas ao estilo de vida.

Pratique exercícios físicos, pois o sedentarismo eleva o LDL (mau colesterol) e diminui o HDL (bom colesterol), reduza a ingestão de carboidratos e de gordura, abandone o cigarro e, não menos importante, ao perceber qualquer alteração no organismo, consulte seu médico.

Não espere que as coisas se compliquem! Entenda que a cirurgia de vesícula garante qualidade de vida e menos complicações para a saúde.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto em nossos canais! Até breve!