Na última quinta-feira (28), aconteceu na Assembleia Legislativa a Audiência Pública para tratar do projeto “Beira-Mar de Todos” de autoria do deputado estadual Dr. Yglésio. Realizada pela Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, a audiência contou com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Turismo, Secretaria Estadual de Cultura, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, Polícia Militar, representantes de grupos esportivos e sociedade civil.

O deputado estadual Dr. Yglésio disse que ficou definido no encaminhamento da Audiência Pública que será feito o desenho do trajeto da interdição e como serão desviadas as linhas de ônibus, além da utilização do estacionamento que está sendo construído na Praia Grande. O parlamentar também ressaltou a participação da iniciativa privada, dos grupos de corrida e práticas esportivas. “Foi extremamente proveitoso e serviu para aperfeiçoar essa ideia inicial e avançar na construção de uma política pública mais inclusiva no Centro Histórico, que gere mais do que conservação patrimonial, mas um sentimento de pertencimento.”, disse o parlamentar.

A assessora da Secretaria de Turismo destacou que os turistas preferem visitar o Centro Histórico quando visitam São Luís, sendo o primeiro destino. “A Setur apoia iniciativas como essa que ocupam e democratizam espaços públicos. O Observatório do Turismo aponta que os visitantes gostam de visitar o Centro Histórico mais até do que as praias. Ocupar espaços com atividades artísticas e esportivas é fundamental. Se é bom para os maranhenses é bom também para os turistas.”, disse Amanda Dutra, da Secretaria de Turismo.

O subcomandante da Polícia Militar do Maranhão, Coronel Pedro Ribeiro, disse que as forças de segurança vão garantir tranquilidade na realização do evento. Durante sua fala, o Coronel que é morador do Centro, defendeu a união de todos para encontrar soluções para a realização do evento. “O Beira-Mar de Todos vem complementar o conjunto de políticas públicas para a melhoria do Centro de São Luís. A Polícia Militar entra no aspecto segurança junto com outros órgãos de segurança como os estaduais, a polícia civil, o Corpo de Bombeiros e a SMTT, a Guarda Municipal. Esse conjunto de segurança vai proporcionar a quem se dirigir para esse projeto”, defendeu o coronel Pedro Ribeiro.