Após dialogar com diversas legendas para tentar viabilizar seu projeto político como pré-candidato a prefeito de São Luís, Dr Yglésio foi confirmado no PROS

SAMARTONY MARTINS de O IMPARCIAL

O deputado estadual, Dr. Yglésio, foi confirmado como pré-candidato à prefeitura de São Luís pelo PROS. Ao lado do presidente do partido, o deputado federal Gastão Vieira, Yglésio anunciou a sua filiação partidária por meio de um vídeo divulgado em suas redes sociais. “Seguiremos discutindo São Luís de maneira séria, técnica, sem embromação, sem mentir pro povo, sem falar besteira pra ganhar votos e com soluções verdadeiras para a cidade que a gente tanto ama.”, disse Dr. Yglésio.

O deputado federal Gastão Vieira também fez questão de dar boas vindas ao parlamentar. “Como presidente estadual do PROS, quero comunicar os filiados, a todos do partido e população que temos candidato a prefeito de São Luís, que é o deputado Dr. Yglésio”, disse Gastão Vieira na Praça Dom Pedro II, em frente à Prefeitura de São Luís.

 Para viabilizar seu projeto político, Dr Yglésio pediu para sair do PDT e, após liberação do partido, o parlamentar manteve diálogo com diversos partidos políticos, de modo a construir uma pré-candidatura sólida, capaz de oferecer um projeto consistente para São Luís, colocando a cidade, segundo o próprio Yglésio, em um virtuoso ciclo de desenvolvimento.

O pré-candidato a prefeito de São Luís começou um movimento para sair pacificamente do partido depois da legenda demonstrar predileção por outro nome.

Dr. Yglésio afirma que este é um momento pré-eleitoral, onde a população deve ter a oportunidade de avaliar os melhores projetos, mandatos, biografias e na eleição escolher o que melhor convier para o futuro da cidade. Para isso, o deputado estadual já tem uma estratégia pronta para alcançar, com sua mensagem, o maior número de eleitores. Ou seja, vai apostar suas fichas nas redes sociais, na linguagem do jovem na internet, no Instagram e no WhatsApp como forma de aproximação da população da ilha.

Após garantir o Pros, de Gastão Vieira, Dr. Yglésio agora já articula apoio do PTB, de Pedro Lucas Fernandes, presidente do PTB no Maranhão. Os dois reuniram-se nesta sexta-feira (14) e pela postagem que Dr. Yglésio fez em suas redes sociais foi bastante proveitosa. “Após a definição da nossa filiação ao Pros, hora de cair em campo e visitar os amigos. Hoje, dia 14 (coincidentemente), visitei o deputado Pedro Lucas Fernandes, presidente do 14, o PTB. Sinal divino? Espero que sim”, registrou o Dr. Yglésio em suas redes sociais.

A pauta da conversa foi sobre a capital maranhense. “Falamos sobre soluções pra São Luís e a eleições em outubro.”, disse ainda. Gastão Vieira, presidente do PROS no Maranhão, também deve sentar com Pedro Lucas ainda neste final de semana.

De que forma o senhor pretende conquistar a população como pré-candidato a prefeito de São Luís?

Eu amo São Luís e sou aficcionado por trabalho! Quero trabalhar por São Luís para não integrar a galeria dos ex-prefeitos de São Luís, queremos ficar no coração das pessoas fazendo a diferença. Tenho me preparado e a nossa forma de trabalhar é reflexo disso. Nosso mandato foi o mais produtivo da Assembleia Legislativa em 2019, travamos grandes discussões e colhemos bons resultados.

 A carta-compromisso que garantiu R$ 4,2 milhões para o Aldenora Bello é um exemplo, conseguimos a unificação política para que cada parlamentar, independente de coloração partidária, doasse R$ 100 mil de suas emendas para o tratamento do câncer. Temos trabalho para mostrar, seja na Assembleia Legislativa, seja minha profissional e acadêmica. São Luís espera há muito tempo por um gestor que tenha coragem e vontade política para promover as mudanças necessárias.

Na sua opinião, qual será o maior obstáculo que o PROS enfrenta para chegar ao segundo turno?

A minha vida política foi feita de obstáculos. Muitos não acreditavam na minha eleição para deputado estadual e tivemos a força do povo para estar aqui. Sou acostumado com desafios e estimulado a vencê-los. Temos ao nosso favor a seriedade que temos tratado essa pré-candidatura, um trabalho em que a política é importante, mas o caráter técnico é primordial. A eleição de 2020 será uma novidade para todos, acredito que a Internet vai ser a maior arena de discussão política. Temos que estar preparados para conversar com as pessoas também por este meio.

Existe a possibilidade do PROS manter algum tipo de aliança com os partidos que fazem parte da base do governo Flávio Dino?

Sim. O campo político que sustenta o Governo do Estado foi eleito pelo povo maranhense, com ampla maioria. E neste projeto, que é um projeto para a cidade de São Luís, há espaço para quem estiver comprometido com a gestão que estamos propondo.

O senhor tem pouco tempo na propaganda eleitoral e uma das suas estratégias é fortalecer sua campanha por meio das redes sociais. De que forma o senhor pretende fazer isso…

Vamos ter o tempo suficiente para a televisão. Na Internet, vamos ter mais espaço e tempo para apresentar o nosso modelo de cidade. 

A comunicação, hoje, está rápida e direta. As televisões estão apostando em plataforma streaming (pela Internet) para distribuir o seu conteúdo, os hábitos mudaram e a discussão política está concentrada principalmente na Internet, nos grupos de WhatsApp, Twitter, YouTube e Facebook.

Um clip intitulado “Olha o Doutor!” viralizou nas redes sociais. A produção já faz parte de sua estratégia?

Vamos fazer uma comunicação com a linguagem do seu tempo. Passou o tempo da conversa que ninguém entende na propaganda de TV. A Internet é uma terra de iguais e o eleitor quer conversar de igual para igual com o candidato, questionar, brincar, viver a vida de forma leve, mesmo em uma campanha eleitoral. 

Quem não tiver coragem para enfrentar com bom humor e sinceridade todas as questões atuais da nossa sociedade, vai continuar no armário do conservadorismo e esquecido pela população.

Como está o diálogo entre o PROS e o PTB para um possível apoio de sua candidatura? Existe também um diálogo com outros partidos?

Política é diálogo. Iniciamos um diálogo com o presidente do PTB, o deputado Pedro Lucas Fernandes. O ex-ministro e deputado federal, Gastão Vieira, presidente do PROS, também está nesta composição. Será uma honra ter o deputado Pedro Lucas e o PTB conosco nestas eleições. Também estamos conversando com outros partidos, discutindo a cidade e uma possível composição. Política não é “Bloco do Eu, Sozinho”