Na madrugada do último sábado (11) um motorista perdeu o controle do carro e caiu por cima de casas construídas no bairro do Jaracati, a beira da Ponte Bandeira Tribuzzi. O deputado Dr. Yglésio esteve no último sábado e retornou ao local nesta segunda (13) com a Defensoria Pública, representada pelo subdefensor público-geral Gabriel Furtado, para assegurar os direitos das vítimas deste acidente, além de garantir moradia digna para as famílias que estão na encosta da Ponte.

Testemunhas apontam que o motorista apresentava sinais de embriaguez. Este não é primeiro caso. Outro acidente aconteceu na mesma região, só que do outro lado da avenida. Em setembro, um motorista provocou um acidente que vitimou cinco pessoas, duas estavam no carro junto com o motorista, enquanto as demais estavam na porta de casa.

Os problemas para estes casos recorrentes vão da imprudência do motorista, da segurança da via, além da falta de política eficaz de moradias seguras. Neste primeiro momento para assegurar os direitos das vítimas, o deputado estadual Dr. Yglésio está mediando junto com a Defensoria Pública do Maranhão um acordo de danos materiais entre o motorista que causou o acidente a família afetada.

Para o defensor Gabriel Furtado, esta etapa de danos materiais pode correr ser resolvido mais rápido se houver entendimento entre as partes. Paralelo a isso, é importante também garantir a segurança de todos os moradores daquela região, da mesma forma que foi feito no local do acidente de setembro de 2019.

E um terceiro ponto também precisa ser resolvido. É questão da qualidade da moradia destas pessoas em um futuro endereço. Muitos destes moradores já foram contemplados em programas do Minha Casa, Minha Vida, mas por diversos fatores não fazem a mudança, como por exemplo a presença de escola para seus filhos, transporte público e distância do trabalho. Para isso, também será intermediado para que seja assegurado que o novo endereço tenha as garantidas de qualidade na moradia. A família atingida, por exemplo, tem uma casa no Residencial Morada do Sol, no Maracanã, mas pelos motivos citados anteriormente relutam em não sair do atual endereço.