O deputado estadual Dr. Yglésio (PDT) participou, na tarde da última quinta-feira (21), de uma visita à Fundação Antonio Dino, entidade que mantém o Hospital Aldenora Bello (HAB), referência no tratamento de câncer no Maranhão, para conhecer os projetos e as atividades mantidos pela Instituição.

“É um trabalho de grande importância, feito com dedicação e responsabilidade por uma equipe de voluntários, a pacientes em tratamento de câncer vindos de todo o estado. Somente em 2018, eles ultrapassaram os 150 mil atendimentos, entre consultas, radioterapia e cirurgias”, destacou Dr. Yglésio.

Os deputados dialogaram com os dirigentes da Instituição, entre eles, a presidente da fundação, Enide Dino e o vice, Antonio Dino Tavares, sobre as dificuldades em manter os serviços à população e a adoção de medidas que priorizem a assistência e o funcionamento daquela casa de saúde. Como vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, Dr. Yglésio sinalizou que uma das prioridades será de assegurar recursos para o hospital e outras unidades de tratamento oncológico no estado.

“Essa é uma causa sensível, a ser encampada por mim e que, acredito, terá total atenção do Poder Legislativo. Sabemos das dificuldades que a maioria dos hospitais públicos enfrentam, hoje, principalmente na questão de financiamento e na escassez de verbas públicas para suprir as necessidades e demandas”, pontuou o pedetista.

União parlamentar pela causa

No encontro, os parlamentares defenderam uma maior união dos 42 deputados no apoio ao HAB. “Vamos nos unir para buscar um diálogo mais próximo com o Governo, de modo que seja feita a destinação de emendas e recursos para garantir a continuidade dos projetos, entre eles, a obra de ampliação, além da modernização e implantação de novos serviços”, falou Dr. Yglésio.

Estiveram presentes, também, os deputados Helena Duailibe (Solidariedade), Daniella Tema (DEM), Felipe dos Pneus (PRTB), César Pires (PV), Fernando Pessoa (Solidariedade), Adriano Sarney (PV) e Wellington do Curso (PSDB).