O deputado estadual Dr. Yglésio (PDT) entregou na manhã desta sexta-feira (05) a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman” ao presidente do Conselho de Administração da Nippon Foudation e embaixador da Boa Vontade da Organização Mundial da Saúde para a eliminação da hanseníase, Yohei Sasakawa.

Ao conceder a medalha, Dr. Yglésio destacou os relevantes serviços prestados pelo embaixador à comunidade hanseniana brasileira, em especial, à maranhense. “Para nós, é uma honra muito grande entregar a medalha Manuel Beckman ao embaixador Yónei Sasakawa, pelos relevantes serviços prestados ao Brasil, através da Fundação Nippon. Já são mais de 40 anos que ele está nessa luta de combate a hanseníase, por isso, a entrega dessa comenda nos eleva muito mais. Ficamos feliz em recebê-lo e espero que ele volte, em breve, ao nosso estado”, afirmou.

O embaixador Yohei Sasakawa ficou honrado pela medalha proposta pelo Dr. Yglésio (PDT) e concedida pela Assembleia Legislativa e prometeu fazer mais pelo Maranhão. “Eu me sinto muito honrado com essa medalha concedida pela Assembleia Legislativa. Prometo voltar e fazer muito por esse estado. O trabalho que vocês desenvolvem no dia a dia, visando a erradicação da doença no estado, é pleno, é humanitário. Tenham orgulho disso e trabalhem bastante para salvar vidas. Gostaria que o Maranhão fosse modelo na causa da hanseníase no Brasil”, disse o embaixador, ressaltando que o pior mal da doença é a discriminação que existe entre as pessoas.

“A discriminação não está dentro do portador da doença, e sim dentro de todos nós. Vamos construir uma parceria para erradicar a doença no país?”, completou Yonei Sasakawa. Há mais de 40 anos que Yohei Sasakawa se dedica à causa da luta global contra hanseníase. No Maranhão, a fundação – que é uma organização sem fins lucrativos de origem japonesa – financia o projeto Abordagens Inovadoras, para intensificar esforços para um Brasil livre da hanseníase nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Alcântara e Raposa. O projeto inclui, também, municípios de outros cinco estados, tendo doado 50 mil dólares para o financiamento das ações relacionadas.