O doutor Bumbum é apenas mais um dos muitos picaretas que encontraram nos anúncios patrocinados do Instagram e nas parcerias com blogueiras a fórmula ideal para ganhar dinheiro em cima de uma massa de pessoas obcecadas pela beleza a todo custo, em sua imensa maioria mulheres.

Fazer Medicina de qualidade é algo sério, que implica custos e demanda extrema responsabilidade profissional. Profissionais que sacramentam resultados de “antes e depois” como forma de captar clientes, sem deixar claro que cada organismo pode ter uma reação, estes colegas constroem o próprio sepultamento profissional, pois ao se alçarem ao status de “celebridades”, são massacrados pela opinião pública no momento em que se publiciza o natural insucesso que invariavelmente ocorre num percentual determinado de seus procedimentos.

Toda cirurgia e todo procedimento estético podem complicar. O melhor e o pior médico terão complicações em percentuais variáveis sempre. É indispensável que isso seja lembrado a todo tempo para que não se banalize o exercício correto da Medicina e que não se manche a reputação dos profissionais em geral somente pela má conduta dessa fatia cada vez maior de picaretas travestidos de médicos-celebridades no Instagram. Não entreguem suas vidas a qualquer bandido camuflado pelo número de seguidores nas redes sociais.